Nanotecnologia em Favor da Vida

NANOTECNOLOGIA EM FAVOR DA VIDA

Nanotecnologia em Favor da Vida é baseado em artigo publicado pelo Terra Tecnologia – Out.2012; e revela q cientistas da Univ. Carolina do Norte (EUA), criaram “flores” de sulfeto de germânio (GeS), um material semicondutor, cuja tecnologia pode gerar a próxima geração de células solares e dispositivos de captação e armazenamento de energia.
Para produzir as “nanoflores”, os cientistas aquecem pó de GeS até que ele comece a vaporizar. A partir deste vapor, vão sendo formadas camadas de 20 a 30 nanômetros de espessura, com até 100 micrômetros de comprimento (ver Dimensão Nano – fig. a seguir). Como o processo gera várias camadas, a aparência final lembra a flor de um cravo.
Leia mais

Trilogia Anti-Hacker

TRILOGIA ANTI-HACKER

Trilogia Anti-Hacker é um Post que está focado em conceitos básicos da “Segurança de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação. Onde houver computadores ligados via cabo ou wireless, na internet, haverão riscos de atuação de hacker´s. Segundo os especialistas, o ponto mais frágil cada vez mais é o usuário e sua falta de cuidado, ingenuidade e boas práticas.
É claro que o caso das senhas é sempre uma questão também muito grave ou porque são fáceis, ou porque são explicitadas aos amigos. Então a citada Trilogia é composta por: 1) Boas práticas em TIC (hardwares, softwares e internet); 2) Boas senhas / Senhas fortes; e 3) Atitude pessoal adequada.
Leia mais

Novas Estratégias / Novas Competências

NOVAS ESTRATÉGIAS / NOVAS COMPETÊNCIAS

Novas Estratégias / Novas Competências é um Post com reflexões de Daniel Pink no Fórum HSM Inovação & Crescimento de 2011, dizia ele que: “Na nova era as competências, tão valorizadas no século XX, deixaram de ser o mais importante”.
O “efeito-Ásia” é um dos movimentos da economia mundial que impulsionam mudanças que afetam nosso modo de trabalhar e nossa capacidade de sobreviver. E enfatizou ainda o fato de que: “… na Era Conceitual, aqueles que são criativos e têm capacidade de empatia são os personagens centrais”. É um Consultor conhecido por instigar as pessoas a não pensarem de maneira convencional. Começou sua apresentação oferecendo um panorama sobre os movimentos globais que mudam a natureza do trabalho e impactam a sobrevivência de indivíduos e organizações. Leia mais

Gestão Ágil

GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS

Gestão de Projetos ajuda as empresas a garantirem sua sobrevivência no mercado. Há relevantes ganhos em aprender a converter o conhecimento em novas oportunidades de produtos ou serviços. Assim, com o apoio de KM – Gestão do Conhecimento, há melhorias na definição de escopo com conseqüente agilização da implantação. Portanto, a Gestão Ágil de Projetos, garante uma inovação contínua e imprime nova dinâmica na inovação tecnológica nas organizações.
Empresas Tech desenvolvem suas atividades com uma estratégia baseada em Projetos. E, assim, são intensivas em conhecimento, pois possuem características como: 1) interação constante entre membros da equipe; 2) aprendizado de novas tecnologias e conceitos. Vejam na figura abaixo alguns pontos-chave da metodologia.
Leia mais

Inteligência na Rede

INTELIGÊNCIA NA REDE

Inteligência na Rede é post baseado em idéias de Don Tapscott que tem escrito inúmeros livros e dado dezenas de entrevistas interessantes e esclarecedoras sobre este “novo mundo” onde a internet no século XXI é um desafio tão importante quanto o mar foi para Cristóvão Colombo no século XIV.
Entre os muitos conceitos e idéias apresentadas pelo estudioso, destaco dois  que vamos apresentar abaixo, as quais me pareceram muito relevantes e inovadores para os negócios dos anos 2015 a 2025.

Leia mais

Criatividade e Inovação

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS

Criatividade ? Inovação Empresarial ? Há muito trabalho para se criar o ambiente e o clima que verdadeiramente promova e incentive as pessoas a expressarem sua criatividade. O gestor tem uma parcela fundamental no encorajamento ou aniquilação de um ambiente empresarial criativo. 5 Dicas de Especialista recomendam: 1) “Peça sugestões e idéias” … 2) “Apresente uma proposta e objetivos realistas” … 3) “A falta de clareza é uma das falhas comuns nas organizações e dificulta a avaliação do desempenho da equipe” … 4) “Escute e não critique” … 5) “Esteja aberto à inovação”.
E cabe um alerta aos Gestores: “Se for para fazer do seu jeito,  não precisa  pedir  ideias”.  Ou seja, posturas e atitudes do gestor são fundamentais, principalmente ao deixar claro que mudanças que agregam valor ao negócio e aos próprios funcionários, são MUITO bem vindas. Ser um bom ouvinte é vital, pois: “escutar sem criticar encoraja as pessoas” !
Leia mais

Comunicação Corporativa

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Comunicação Corporativa eficaz, construtiva e competitiva, é vital ao sucesso dos negócios no século XXI. Vivemos na sociedade da hipercomunicação global, onde há ainda muita hipocomunicação pessoal, nas equipes, nos projetos.

Os meios de comunicação das empresas sofreram grandes modificações nas últimas décadas, fruto de um gigantesco salto evolutivo pelo qual passaram a informática e as telecomunicações. Esse cenário de rápida evolução englobou de forma quase completa a comunicação corporativa.

A transformação mais profunda promovida pela internet está certamente nos papéis do indivíduo como emissor e receptor de mensagens. Tanto na Sociedade das Letras como na Sociedade da Imagem esta estrutura tinha uma hierarquia e uma função bem nítidas. Hoje, na Sociedade dos Bits, não há mais distinção entre emissão e recepção.
Comunicação Corporativa

Comunicação  Corporativa:  Algumas  Reflexões

Leia mais

Soluções 4S

SOLUÇÕES COM TECNOLOGIA 4S

Soluções com Tecnologia 4S é um Post que apresenta 6 configurações básicas, dentre um universo de dezenas de Soluções possíveis. Em nosso NOVO site: www.4s.com.br – na Aba Soluções – aparecem exemplos de equipamentos para as diversas Soluções Configuráveis tanto para Produção de vídeos quanto para Exibição TV.

A 4S Media Solutions está há mais de 30 anos gerando inovação e alta tecnologia ao mercado, com centenas de clientes satisfeitos em todo o Brasil. A empresa em sua fórmula vencedora, aliou inteligência & criatividade, às Soluções Broadcasting para Emissoras de TV ( Vídeo e Áudio ), Produtoras de Vídeo, Operadoras de TV por Assinatura, Streaming TV, Órgãos Públicos, TVs Gospel / Igrejas, Escolas, Universid.s e Ensino a Distância (EaD).

Leia mais

Mobilidade Digital

MOBILIDADE DIGITAL – Alguns Alertas

Estamos vivendo a Era da Mobilidade Digital / Profissional e, a cada dia, novos aplicativos “Mobile” entram no mercado oferecendo novos serviços. Segundo a pesquisa realizada em 2012 – para 63% dos executivos, os tablets e os smartphones beneficiam os negócios. Ou seja, mais de dois terços dos executivos acreditam que o uso de dispositivos móveis, é benéfico para a dinâmica dos negócios.
Buscando oferecer experiências melhores aos clientes e otimizar seus processos produtivos, muitas empresas adotaram a transformação digital, com diversas tecnologias disruptivas resultando em mudanças não apenas quantitativas como qualitativas. E a mobilidade digital faz parte dessa transformação !

Leia mais

Educação do Futuro

EDUCAÇÃO DO FUTURO – A TECNOLOGIA E AS ESCOLAS

Para a Educação do Futuro, a melhor notícia é que o modelo é mais fácil de replicar em grande escala do que o tradicional, segundo a educadora Dianne Tavenner, diretora executiva e co-fundadora das escolas Summit, nos EUA. Uma escola com salas sem paredes como as de empresas de tecnologia e em que os professores não dão aulas consegue preparar todos os seus alunos para entrar e ficar quatro anos na faculdade. Ou melhor, um grupo de quatro escolas chamadas de Summit, na Califórnia, EUA, que cumpre a sua missão a risca: desde 2003, quando a primeira unidade foi criada.
Com a ajuda da tecnologia, os professores são liberados de várias tarefas e podem se dedicar mais aos alunos. Na Califórnia, ela já está fazendo isso na rede de escolas charter (que funcionam com verba do governo e de doações) Summit. Em 2013, duas novas unidades foram  abertas, e o plano é fazer o mesmo nos próximos 10 anos, até que todos os alunos do Vale do Silício recebam educação de alto nível. Atualmente, 47% terminam o ensino médio sem a base necessária para o ensino superior. Enfim, segundo a educadora, a tecnologia livra os professores “de tarefas” para uma “atenção mais integral” ao aluno.

Educação e a Escola do Futuro

Leia mais