Inteligência na Rede

INTELIGÊNCIA NA REDE

Inteligência na Rede é post baseado em idéias de Don Tapscott que tem escrito inúmeros livros e dado dezenas de entrevistas interessantes e esclarecedoras sobre este “novo mundo” onde a internet no século XXI é um desafio tão importante quanto o mar foi para Cristóvão Colombo no século XIV.
Entre os muitos conceitos e idéias apresentadas pelo estudioso, destaco dois  que vamos apresentar abaixo, as quais me pareceram muito relevantes e inovadores para os negócios dos anos 2015 a 2025.

Inteligência na Rede

Inteligência na Rede – 2 Idéias de Don Tapscott

1) Sociedade Industrial tradicional: na era industrial, tudo era feito para a massa. Criamos a produção, a comunicação, a educação, a democracia, a sociedade de massa. A questão central da sociedade industrial é que as coisas começam com um (aquele que tem o conhecimento) e chegam a muitos (aqueles que não têm o conhecimento). No modelo da educação de massa, eu sou o prof., porque tenho o conhecimento e os outros  são os alunos, porque não têm o conhecimento. O fluxo é sempre no sentido de um para muitos.  A democracia de massa funcionava nos mesmos moldes. Os eleitores votam num dia, mas apenas um governa por alguns anos. Na sociedade pós-industrial, o conhecimento será transmitido não mais de um p/ muitos, mas de um p/ um ou de muitos para muitos. Será a era da inteligência em rede, num sistema de colaboração de massa ?

2) Sociedade do Conhecimento: a internet está derrubando radicalmente o custo da colaboração e será do interesse das pessoas colaborar umas com as outras. Por exemplo: a indústria chinesa de motocicletas é formada por centenas de pequenas empresas que cooperam entre si. Não há uma empresa central, uma sede, uma fábrica nos padrões tradicionais da era industrial. Os envolvidos se encontram em casas de chá ou conversam on-line. Cada um responde por uma parte do negócio. Um fabrica o sistema de ignição. Outro faz os freios, um recolhe o dinheiro, outro opera o marketing do produto. Em pouco tempo, essa rede se tornou a maior indústria de motocicletas da China. No seu penúltimo livro, Don Tapscott chamou esse sistema de wikinomia, a fusão de “wiki” com “economia” – ver definição na imagem acima. Enfim, é o modelo Wikipédia aplicado à economia.

Acrescentamos  3  Posts de nosso Blog pessoal, q complementam e até ampliam a temática atual: “Internet Livre” ,  “MOOCS – Internet & Educação”  e  “Jovens e Internet – Mudam o Mundo” .

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *