Criatividade e Inovação

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS

Criatividade ? Inovação Empresarial ? Há muito trabalho para se criar o ambiente e o clima que verdadeiramente promova e incentive as pessoas a expressarem sua criatividade. O gestor tem uma parcela fundamental no encorajamento ou aniquilação de um ambiente empresarial criativo. 5 Dicas de Especialista recomendam: 1) “Peça sugestões e idéias” … 2) “Apresente uma proposta e objetivos realistas” … 3) “A falta de clareza é uma das falhas comuns nas organizações e dificulta a avaliação do desempenho da equipe” … 4) “Escute e não critique” … 5) “Esteja aberto à inovação”.
E cabe um alerta aos Gestores: “Se for para fazer do seu jeito,  não precisa  pedir  ideias”.  Ou seja, posturas e atitudes do gestor são fundamentais, principalmente ao deixar claro que mudanças que agregam valor ao negócio e aos próprios funcionários, são MUITO bem vindas. Ser um bom ouvinte é vital, pois: “escutar sem criticar encoraja as pessoas” !
Criatividade e Inovação

EDUCAÇÃO x Ensinar a Pensar

E buscando ampliar a abordagem deste importante tema, fiz algumas pesquisas no Google e no Youtube e identifiquei um [ VÍDEO ] do TED (Technology Entertainment and Design) com o britânico Ken Robinson – um ex-professor de artes, escritor e palestrante sobre o tema criatividade; mas amplia-o por introduzir as variáveis “educação da criança” e “qualidade das escolas” – temas q já abordamos em 3 outros Posts no nosso Blog (links abaixo). E, acima, adicionamos imagem com e referências à criatividade e inovação que estão sempre muito presentes em produtos e serviços de empresas como a Google, por exemplo. Nas várias pesquisas e entrevistas sempre percebe-se que o meio-ambiente e arquitetura da empresa são fatores de incentivo à criatividade e a inovação. Sem dúvida, uma empresa exemplar em termos de inovação e boas práticas de gestão.

+ Brasil – Educar para Transformar
+ Os 7 Saberes do Futuro
+ Não Nascemos Prontos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *